Neste post vou falar sobre o Nascimento, a Vida e a Morte das Estrelas, confira:
Nascimento: Todas as estrelas nascem da união de gases, geralmente hidrogênio, que vão se concentrando devido a força gravitacional, formando assim, uma gigantesca nuvem de gás que posteriormente se transforma em uma estrela.
Decorrer da Vida: A Gravidade vai espremendo a massa gasosa a tal ponto que funde os átomos em seu interior, transformando o hidrogênio (H) em hélio (He), gerando grande quantidade de energia e emitindo luz.
Meia-Idade: Quando a maior parte do hidrogênio do núcleo já se converteu em hélio, o astro começa a se expandir rapidamente, chegando até a ficar 50 vezes maior que seu tamanho original. Tornando-se assim um Gigante Vermelho.
Morte: Uma estrela pode morrer de três formas diferentes:
1. Se a sua massa for duas vezes maior que a do Sol, ela irá se contrair até se transformar em uma anã branca, um pequeno astro, 100 vezes menor que seu tamanho original.
2. Se a sua massa for três vezes maior que a do Sol, sua contração será violenta ao ponto que suas partículas de gás se tornem nêutrons. Resultando em uma chamada estrela de nêutrons.
3. Se a massa da estrela for três vezes maior que a do Sol, a contração será tão violenta que o seu núcleo irá se tornar um buraco negro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário