quarta-feira, 9 de setembro de 2015

História dos Termômetros


O Termômetro é um instrumento composto por uma substância que possui  uma propriedade que varia com a temperatura. 

Ex: Termômetro de Mercúrio

Escalas Termométricas:

Graus Celsius (ºC): Assim denominada em homenagem ao sueco Anders Celsius, que foi o primeiro a propô-la em 1742. Esta escala possui 2 pontos importantes, que seriam o ponto de fusão da água (0 ºC), e o ponto de ebulição da mesma (100 ºC).


Kelvin (ºK): é o nome da unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI). A escala foi proposta pelo irlandês William Thomson em 1854.


Graus Fahrenheit (ºF): é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Nesta escala o ponto de fusão da água é 32 °F, e ebulição é 212 °F.


Termômetros Antigos: 

Antigamente o termoscópio de Galileu realizava as comparações de temperaturas através da dilatação ou contração do ar que existia dentro do bulbo do aparelho.
 

No século XVII surgiu o primeiro termômetro de líquido, construído por Jean Rey. Muito semelhante aos termômetros atuais, o aparelho de medição de temperaturas construído por Jean media a variação da temperatura através da contração ou dilatação da água contida no reservatório. 


Anos mais tarde, Fernando II, Duque de Toscana, por apreciar muito as ciências, quis medir temperaturas abaixo do ponto de solidificação da água. Assim sendo, ele construiu um termômetro muito semelhante ao de Ray, utilizando álcool no lugar de água, pois o seu ponto de congelamento, se comparado com o da água, é muito baixo. Contudo, o álcool é um líquido volátil, ou seja, se evapora muito rápido. Sabendo disso, Fernando II fechou hermeticamente o tubo para evitar a evaporação do álcool. Dessa maneira, o Duque de Toscana acabou por criar um termômetro que realmente se parece com o que utilizamos na atualidade. 


~ Arthur Greco e Vitor Trevisan / 108

Nenhum comentário:

Postar um comentário